7.º Artigo


Âmbito dos projetos


O Concurso tem como âmbito a Inovação no Sector do Leite e Laticínios, convidando-se os estudantes do ensino superior a refletir e a produzir projetos diferenciados, nas vertentes que se relacionam com este Sector.

Neste contexto, poderão ser consideradas abordagens de natureza económica, financeira, criativa e tecnológica, atendendo, em particular, às temáticas de Zootecnia e Veterinária, Saúde e Nutrição, Gestão Industrial, Química e Biologia, Economia e Gestão, Marketing e Comunicação, Design e Logística.

 

Zootecnia e Veterinária (produção animal)

  • Desenvolvimento e investigação no âmbito da produção primária dos diferentes tipos de leite (vaca, ovelha, cabra e burra);
  • Eficiência na gestão de efluentes;
  • Valorização de subprodutos na exploração;
  • Novas fórmulas e melhoria da eficiência produtiva de alimentos compostos para animais (composição do leite, redução do impacto ambiental);
  • Maneio e gestão da produção;

 

Saúde e Nutrição

  • O leite e laticínios enquanto produtos adequados a uma alimentação saudável;
  • A importância do leite e dos laticínios na roda dos alimentos;
  • Alimentos funcionais com base no leite e em laticínios.

 

Gestão industrial

  • Introdução de novos produtos lácteos;
  • Inovações e melhoramentos ao nível dos processos produtivos;
  • Inovação e desenvolvimento para uma melhor conservação dos produtos lácteos;
  • Valorização de subprodutos resultantes do processo de transformação.

 

Química e Biologia

  • Novas aplicações extra-alimentares à base de leite e derivados;
  • Aplicação de proteínas derivadas do leite a biomateriais (p.e. cápsulas de medicamentos);
  • Eficiência da assimilação dos diferentes componentes do leite e dos derivados na alimentação humana.

 

Economia e Gestão

  • Estudos económicos sobre a importância do sector e tendências futuras de desenvolvimento;
  • Caracterização económica e benchmarking do sector do leite e laticínios;
  • Estudo e desenvolvimento de novos modelos de negócio para o leite e produtos derivados (queijo, iogurtes, entre outros);
  • Avaliação do potencial de exportação de produtos lácteos – casos concretos.

 

Marketing e Comunicação

  • Estratégias de fidelização dos portugueses ao consumo diário de leite e/ou laticínios;
  • Incentivo ao consumo de leite e produtos lácteos de origem nacional;
  • Promoção de produtos lácteos, com incidência sobre o leite, queijo, iogurtes e outros;
  • Campanha de sensibilização para a importância do leite;
  • Campanha de informação e esclarecimento sobre rotulagem e durabilidade do leite e produtos lácteos;
  • Criação de valor acrescentado através do desenvolvimento de novos produtos no mercado português (estudo e exemplos de produtos existentes noutros mercados com potencial de introdução em Portugal).

 

Design e Logística

  • Novas formas de apresentação de produtos lácteos;
  • Aumento da eficiência na produção e distribuição de produtos lácteos no âmbito da preservação do produto e garantia de manutenção e qualidade.