7.º Artigo
Âmbito dos projetos
O Concurso tem como âmbito a Inovação no Sector do Leite e Laticínios, convidando-se os estudantes do ensino superior a refletir e a produzir projetos diferenciados, nas vertentes que se relacionam com este Sector.
Neste contexto, poderão ser consideradas abordagens de natureza económica, financeira, criativa e tecnológica, atendendo, em particular, às temáticas de Zootecnia e Veterinária, Saúde e Nutrição, Gestão Industrial, Química e Biologia, Economia e Gestão, Marketing e Comunicação, Design e Logística.
Zootecnia e Veterinária (produção animal)
- Desenvolvimento e investigação no âmbito da produção primária dos diferentes tipos de leite (vaca, ovelha, cabra e burra);
- Eficiência na gestão de efluentes;
- Valorização de subprodutos na exploração;
- Novas fórmulas e melhoria da eficiência produtiva de alimentos compostos para animais (composição do leite, redução do impacto ambiental);
- Maneio e gestão da produção;
Saúde e Nutrição
- O leite e laticínios enquanto produtos adequados a uma alimentação saudável;
- A importância do leite e dos laticínios na roda dos alimentos;
- Alimentos funcionais com base no leite e em laticínios.
Gestão industrial
- Introdução de novos produtos lácteos;
- Inovações e melhoramentos ao nível dos processos produtivos;
- Inovação e desenvolvimento para uma melhor conservação dos produtos lácteos;
- Valorização de subprodutos resultantes do processo de transformação.
Química e Biologia
- Novas aplicações extra-alimentares à base de leite e derivados;
- Aplicação de proteínas derivadas do leite a biomateriais (p.e. cápsulas de medicamentos);
- Eficiência da assimilação dos diferentes componentes do leite e dos derivados na alimentação humana.
Economia e Gestão
- Estudos económicos sobre a importância do sector e tendências futuras de desenvolvimento;
- Caracterização económica e benchmarking do sector do leite e laticínios;
- Estudo e desenvolvimento de novos modelos de negócio para o leite e produtos derivados (queijo, iogurtes, entre outros);
- Avaliação do potencial de exportação de produtos lácteos – casos concretos.
Marketing e Comunicação
- Estratégias de fidelização dos portugueses ao consumo diário de leite e/ou laticínios;
- Incentivo ao consumo de leite e produtos lácteos de origem nacional;
- Promoção de produtos lácteos, com incidência sobre o leite, queijo, iogurtes e outros;
- Campanha de sensibilização para a importância do leite;
- Campanha de informação e esclarecimento sobre rotulagem e durabilidade do leite e produtos lácteos;
- Criação de valor acrescentado através do desenvolvimento de novos produtos no mercado português (estudo e exemplos de produtos existentes noutros mercados com potencial de introdução em Portugal).
Design e Logística
- Novas formas de apresentação de produtos lácteos;
- Aumento da eficiência na produção e distribuição de produtos lácteos no âmbito da preservação do produto e garantia de manutenção e qualidade.