Inovação no Sector da Floresta

Alunos de Design da Universidade de Aveiro reinventaram as acendalhas e tornaram-nas mais ecológicas, como prémio foram distinguidos com o 1.º Prémio do Concurso Universitário CAP – Cultiva o teu futuro.

A equipa do projeto Pínea, desenvolvido por alunos de Design do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, foi galardoada pelo Concurso Universitário CAP – Cultiva o teu futuro, promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

O projeto pretende tornar as acendalhas mais amigas do ambiente a um preço competitivo das existentes no mercado.

Esta 4.ª edição do Concurso distinguiu igualmente um segundo classificado com o projeto 4Pine – Uma alternativa sustentável para uma floresta saudável, um projeto desenvolvido por alunas da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O júri classificou o projeto como uma solução para um dos maiores problemas que afeta o sector florestal nos dias de hoje, o Nemátode da Madeira do Pinheiro.

O evento de encerramento do 4.º Concurso Universitário CAP – Cultiva o teu futuro aconteceu na passada quinta-feira, dia 1 de Outubro, na sede da CAP e contou com a participação dos 15 melhores projetos a Concurso num pitch sobre as propostas que desenvolveram para o Sector da Floresta.

Para além dos grupos vencedores, foram igualmente distinguidos outros 3 grupos como finalistas do Concurso:

Cork Vest – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

(No) Waste –Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior;

Reabilitação da Resinagem em Portugal – Universidade do Porto