Plataforma contra estigma em Saúde Mental desenvolvida por alunos da U.Minho vence Angelini University Award! 2017/2018

“Informar para Desestigmatizar” é o tema do projeto vencedor da 9.ª edição do Angelini University Award! O projeto foi desenvolvido por alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho e teve como objetivo acabar com os mitos sobre a saúde mental, através de uma plataforma com vários vídeos informativos (ver vídeo sobre depressão aqui).

Em 2.º lugar ficou o projeto D-Fox, da Universidade Autónoma de Lisboa, que pretende reduzir o estigma associado à doença mental direcionado a crianças, como paradigma da mudança de valores. A preferência do público foi para o projeto “A outra face”, desenvolvido por um grupo de alunos do ISPA.

A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu no Pavilhão do Conhecimento, no dia 24 de Outubro de 2018, e contou com a apresentação dos 15 melhores projetos submetidos a concurso a um painel de júris especialistas (Dr. Miguel Xavier – Presidente do júri, Dr. Diogo Guerreiro, Prof. Filipa Palha, Dr. João Paulo Guimarães, Dr.ª Joaquina Castelão, Prof. José Carlos Santos, Dr. Nuno Belo e Dr. Pedro Mateus). O concurso contou com 79 inscrições que envolveram a participação de 234 candidatos, 48 docentes, representantes de 48 universidade e institutos politécnicos e atribuiu prémios no valor total de 10.500 euros.

Foram igualmente divulgados os vencedores das duas categorias da 1.ª edição do Prémio Jornalismo que teve como objetivo ajudar a sensibilizar a opinião pública para as questões da doença mental. Clara Soares venceu a categoria de Jornalistas com carteira profissional, com o texto “Os miúdos não estão bem”, publicado na revista Visão, recebendo um prémio no valor de 2.250 euros, entregue pela representante do Sindicado de Jornalistas, Isabel Nery. A categoria de estudante, com um prémio no valor de 750€, foi ganha pelo trabalho “Alentejo, precisamos falar de saúde mental”, de Júlia Zamperi de Lima e Rui Godinho.

 

Os grupos finalistas desta edição são:

 

Tema: Challenge EGGcepted
Autoras: Mariana Borges, Inês Rilhas, Marta Ramos, Adriana Simões e Núria Silvestre
Docente: Ana Margarida Barreto
Universidade: Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

 

 

Tema: Caregiver Care – Programa Psicossocial de Promoção da Saúde Mental
Autores: Leonel Batista, Mariana Serras, Rita Venâncio e Mafalda Hormigo
Docente: Ana Rita Goes
Universidade: Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas

 

Tema: Reintegração de doentes com esquizofrenia: criação do programa “Doença não é incompetência”
Autores: Mariana Amaral e Miguel Vicente
Docente: Ana Rita Goes
Universidade: Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas