Uma imagem vale mais que mil palavras, já dizia o filósofo chinês Confúcio. Num ambiente cada vez mais tecnológico onde as empresas tentam encontrar a fórmula perfeita para atrair a atenção dos clientes e adequar a sua estratégia às constantes evoluções do marketing digital, os vídeos têm vindo a ganhar um destaque especial na forma de comunicação das empresas. As redes sociais como o facebook e instagram têm sido um forte catalisador desta tendência, tornando os vídeos numa ferramenta essencial na estratégia de marketing. A par das redes sociais, o recurso a vídeo nas plataformas de formação à distância tem vindo a ganhar especial destaque.

E não só… São inúmeras as vantagens que podemos identificar:

  • Conteúdo direto

A maioria das pessoas opta por assistir a um vídeo a ler um artigo, notícia ou história. O vídeo proporciona um melhor entendimento do conteúdo claro e torna a mensagem mais direta.

  • Dinamismo

Num mundo onde cada vez mais somos bombardeados com informação, o vídeo tem o dinamismo adequado à rotina dos consumidores. Esta é aposta certa para diminuir tempo e dinheiro.

  • Flexibilidade

A flexibilidade é mais um dos pontos fortes desta nova tendência, uma vez que se quebram barreiras físicas. O vídeo tem a característica de acessibilidade a qualquer hora e local, podendo facilmente ser visualizado novamente ou partilhado. Esta é talvez a vantagem competitiva do uso do vídeo nas plataformas de aprendizagem à distância.

A explicação para esta tendência é muito simples: Os vídeos pressupõem a transmissão de uma mensagem clara e atrativa com um poder de assimilação de informação eficaz.

Tendência Mobile

Vários estudos mostram que quanto mais cresce o uso dos dispositivos móveis, mais prevalece a tendência do vídeo. O dia-a-dia das pessoas pressupõe uma maior utilização dos gadgets para aceder a informação. 

  • Marketing Visual

Se se fala em vídeo fala-se necessariamente também em Marketing Visual. O Marketing Visual consiste basicamente no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação baseada em imagens, vídeos e outros conteúdos infográficos. Esta constante necessidade do uso da imagem está também associada ao Marketing Digital.

Nos dias de hoje o uso do digital é a melhor estratégia para transmitir conteúdo uma vez que os consumidores passam cada vez mais tempo online.

  • Engagement

É talvez a palavra de ordem da era digital. Não bastam conteúdos interessantes é preciso que a comunidade digital se relacione com os mesmos e interaja, criando maior reconhecimento para empresas e marcas.

engagement mede até que ponto um consumidor tem uma experiência significativa com uma empresa/marca aquando exposto a um determinado conteúdo.