Segundo o Instituto Nacional de Estatística, Portugal conta com mais de 55 mil Organizações Não Governamentais (ONG). As ONG são organizações de direito privado, sem fins lucrativos, dotadas de personalidade jurídica e que têm um objetivo comum a todos os membros – que pode ser de âmbito social, cultural, educação, investigação, proteção do ambiente, saúde, defesa dos direitos humanos ou outras causas.

As ONG podem ser fundações, associações, cooperativas, misericórdias, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e surgem sob diversas denominações, mas todas respeitantes à satisfação de uma causa comum.

Apesar do seu carácter não lucrativo, estas organizações também precisam de fundos para cobrir as suas despesas e investimentos – os projetos sociais também precisam de ser sustentáveis. Para que estas organizações tenham sucesso, é necessário reunir vários fatores críticos: mobilizar a sociedade em prol de uma causa comum, angariar fundos e colaboradores voluntários e, acima de tudo, definir uma estratégia bem delineada para o seu sucesso. Tal como nas empresas com fins lucrativos, as organizações sem fins lucrativos precisam igualmente de recursos qualificados e capacitados para desempenhar funções de gestão. É necessário que exista capacidade de liderança e, sobretudo, um conjunto de competências estratégicas, de marketing, de gestão da qualidade, entre outras.