Fruta desidratada pretende reinventar culinária gourmet

Alunos de Design da Universidade de Aveiro que pretendem reinventar a culinária gourmet foram distinguidos com o Concurso Universitário CAP – Cultiva o teu futuro

A equipa do projeto Folhas de Fruta, desenvolvido por alunos de Design do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, foi galardoada pelo Concurso Universitário CAP – Cultiva o teu futuro, promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

O projeto pretende reaproveitar fruta que não é aceite comercialmente como novo produto que pode ser consumido como snack por consumidores finais e ter utilidade para a culinária gourmet.

O evento de encerramento do 3.º Concurso Universitário CAP – Cultiva o teu futuro aconteceu na passada quinta-feira, dia 9 de Outubro, na sede da CAP e contou com a participação dos 16 melhores projetos a Concurso num pitch sobre as propostas que desenvolveram para o Sector Hortofrutícola.

Para além do grupo vencedor, foram igualmente distinguidos outros 5 grupos como finalistas do Concurso:

DeBAGAR – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

Os fresquinhos – da terra para o prato – Ciências da Comunicação da Universidade do Minho;

As crianças e os legumes – como aumentar o seu consumo? – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e ESAD Caldas da Rainha;

SopaKids – Jully & Anna – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém;

Sabores do campo na cidade – ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa.

 

O prémio no valor total de 9.000€ foi entregue pelas mãos do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, ao grupo vencedor que viu esta iniciativa como uma aposta no empreendedorismo e a possibilidade de criação de novas empresas.

Esta 3.ª edição do Concurso contou com 114 inscrições das quais foram entregues 77 projetos e onde estiveram envolvidos 341 candidatos, 55 professores de 44 universidades espalhadas de norte a sul do país.

Durante o evento o Presidente da CAP, João Machado, destacou a importância deste tipo de iniciativas junto do meio académico para dar melhor a conhecer o Sector da Agricultura as oportunidades que existem nesta área.